Fórum Clima

IES-Brasil: Cenários de Mitigação

O projeto IES-Brasil (Implicações Econômicas e Sociais), coordenado pelo Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas - FBMC, conforma-se em um conjunto de esforços de diferentes setores da sociedade brasileira. Seu propósito, baseado no impacto que a emissão dos Gases do Efeito Estufa (GEE) exerce sobre o campo social e o crescimento econômico, é identificar distintas trajetórias de desenvolvimento que alinhem objetivos socioeconômicos e ambientais.

Para tanto, elabora cenários econômicos para o período 2020-2030 e 2030-2050, julgados pertinentes pelos setores mobilizados. Dessa forma, identifica políticas de mitigação que revelem melhores respostas quanto a seus impactos econômicos e sociais. A iniciativa conta com o apoio institucional do Governo Federal através de manifestações de diversos Ministérios que compõem o Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM).

Vídeo explicativo sobre o MAPS Programme e sua abordagem.

O conceito do projeto IES-Brasil, inovador no país, parte de uma colaboração internacional liderada pela iniciativa Mitigation Action Plans and Scenarios – MAPS. Diversos países do hemisfério sul decidiram levar à frente processos participativos, a partir da iniciativa MAPS, para modelar e entender os efeitos de políticas de mitigação de GEE, tentando alinhar desenvolvimento econômico e social. O primeiro processo do tipo ocorreu na África do Sul, e projetos similares estão em curso no Chile, Colômbia e Peru.

O projeto IES-Brasil se beneficia da colaboração entre as equipes de pesquisa e facilitação dos diferentes países envolvidos na iniciativa.